quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Visita à escola de Vila Boim

No dia 4 de Fevereiro, fomos à Escola Básica Integrada de Vila Boim fazer uma visita guiada na sala TEACCH.
Quando chegámos começámos por falar com as duas educadoras responsáveis pela sala, às quais fizemos algumas perguntas acerca do funcionamento do modelo TEACCH e da sua experiência pessoal. Infelizmente, não pudemos chegar muito perto dos meninos, uma vez que estes ficam muito perturbados com a presença de pessoas estranhas. O contacto com estes meninos deu-nos a conhecer diferentes graus de autismo, provavelmente, os mais profundos que iremos conhecer. Quatro deles tinham o autismo associado a deficiência mental, o que os impede de serem completamente independentes. São crianças que devido ao profundo grau de autismo, qualquer alteração, mesmo que seja o simples facto de entrar ou sair da sala os deixa agitados durante algum tempo. Ficámos um pouco impressionadas pois dos cinco meninos só um é que falava e são crianças que precisam muito da nossa ajuda para se integrarem na sociedade.
Foi muito importante podermos visitar esta escola porque pudemos contactar com uma nova realidade, que nos irá ajudar a enriquecer muito o nosso trabalho.

Obrigada à Escola de Vila Boim por nos ter recebido de forma tão acolhedora! :)

1 comentário:

  1. Olá, nós somos alunos do 12ºano, da Escola Secundária do Lumiar que também tem por tema de área de projecto " Autismo", também temos como objectivo divulgar o tema para uma melhor compreensão por parte da sociedade.
    O nosso blog è: um-mundo-diferente-autismo.blogspot.com

    sucesso para o traalho ;D

    ResponderEliminar