quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Visita à escola da Malagueira

No dia 9 de Fevereiro, fomos à Escola Básica Integrada com Jardim de Infância da Malagueira fazer uma visita guiada na sala TEACCH e conhecer os meninos autistas que a frequentam.
Quando chegámos, uma auxiliar levou-nos até à sala onde se encontrava a educadora Maria da Encarnação Calixto que estava a trabalhar com o Guilherme. Este era um menino, que fisicamente parecia perfeitamente normal ou seja, muito diferente dos meninos que tinhamos encontrado em Vila Boim. De seguida, a educadora levou-nos a outra sala onde estava outra menina, a Inês, a dançar ao som de uma música calma. Ao ver-nos mostrou-se mais intimidada com a nossa presença do que o Guilherme. Depois voltámos à sala TEACCH para conhecer a sua estrutura, e percebemos que haviam algumas diferenças em relação à sala que visitámos em Vila Boim. Falámos um pouco com a educadora, vimos o Guilherme a fazer algumas actividades e fomos visitar outros meninos autistas ao Jardim de Infância.
Foi muito importante esta visita porque assim foi possível comparar as salas TEACCH de ambas as escolas e perceber que existem diferentes graus de autismo e cada um destes meninos, tal como nós, possui as suas próprias características.
Obrigada à Escola da Malagueira por nos ter proporcionado este contacto com os meninos autistas e o meio envolvente! :)

Fig.1- Sala TEACCH


Fig.2- Gabinetes Individuais da Sala TEACCH

Sem comentários:

Enviar um comentário