segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

O que é o Autismo?

O autismo é uma alteração "cerebral" / "comportamental" que afecta a capacidade da pessoa comunicar, de estabelecer relacionamentos e de responder apropriadamente ao ambiente que a rodeia.
Algumas crianças, apesar de autistas, apresentam inteligência e fala intactas, algumas apresentam também retardo mental, mutismo ou importantes atrasos no desenvolvimento da linguagem. Alguns parecem fechados e distantes e outros parecem presos a comportamentos restritos e rígidos padrões de comportamento.
Um dos mitos mais comuns sobre o autismo é de que as pessoas autistas vivem no seu "mundo próprio" interagindo com o ambiente que criam, isto não é verdade, se, por exemplo, uma criança autista fica isolada no seu canto observando as outras crianças brincarem não é porque ela está desinteressada nessas brincadeiras ou porque vive no seu mundo, é porque simplesmente ela tem dificuldade de iniciar, manter e terminar adequadamente uma conversa.
O comportamento delas é constituído por actos repetitivos e estereotipados; não suportam mudanças de ambiente e preferem um contexto inanimado.
O termo autismo refere-se às características de isolamento e auto-concentração das crianças.
O autista possui uma incapacidade inata para estabelecer relações afectivas, bem como para responder aos estímulos do meio.

Sem comentários:

Enviar um comentário