quarta-feira, 22 de abril de 2009

Visita à Azaruja


No dia 24 de Março fomos visitar o Centro da Azaruja e ficámos maravilhadas com a diversidade de actividades desenvolvidas por todos.

Desde a carpintaria, tapeçaria, pintura, equitação, olaria até à ginástica tudo funcionava muito bem e todos estavam bastante habituados a fazer aquelas tarefas que lhes preenchiam o dia mantendo-os ocupados e felizes com o que estavam a fazer.

O primeiro contacto que tivemos com pessoas que se encontravam lá, foi de todo inesperado pois recebemos abraços, beijinhos e apertos de mão como se nos conhecessemos desde há muito tempo. Este centro tem mais do que pessoas autistas. Tem pessoas com deficiências mentais, Síndrome de Down entre outras.

Acompanhámos algumas das pessoas que sofriam de algum tipo de síndrome ou deficiência e desenvolvemos actividades com os mesmos, como por exemplo, jogos de encaixe, puzzles e tapeçaria. Foi muito gratificante podermos interagir com eles porque foi como se mudássemos do nosso mundo para um totalmente diferente passando a fazer parte do Centro. Este para além de funcionar durante o dia também funciona durante a noite, sendo para alguns como uma verdadeira casa pois estão lá a tempo inteiro.

Os responsáveis por o Centro também ficam lá, dormindo juntamente com eles nos respectivos dormitórios fazendo com que se institua um seio familiar para todos.

Gostámos muito da nossa visita e foi muito importante termos interagido directamente com eles.

Agradecemos ainda a todas as pessoas que se disponibilizaram para nos dar explicações e mostrar o funcionamento do Centro.

Sem comentários:

Enviar um comentário